Ir ao website da Universidade agostinho Neto
Ir ao website da Universidade agostinho Neto
     

Webmail
Se tem email personalizado do FDUAN, coloque nos campos abaixo os seus
dados para aceder.

     
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-------------------------------------------------------------------
 
Eventos/Actividades
-------------------------------------------------------------------
 
Prova Pública com o tema: "O Domínio Útil Consuetudinário".

Local: Auditório Maria do Carmo Medina
Cidade/País: Luanda-Angola
Data: 07 de Outubro de 2019
  
-------------------------------------------------------------------
Prova Pública com o tema: "Os Acordos Parassociais e Dever de Lealdade dos Sócios para com a Sociedade"

Local: Auditório Maria do Carmo Medina
Cidade/País: Luanda-Angola
Data: 07 de Outubro de 2019
  
-------------------------------------------------------------------
 
Cooperação e Protocolo
 
 
 
 
 
 
NOTÍCIAS

Aula aberta sobre Exploração Mineira em Angola e o seu contributo para a economia Nacional
-21-05-2019

A Faculdade de Direito da UAN teve a honra de receber nas suas instalações Sua Excelência, Senhor Ministro dos Petróleos e Gás Engenheiro Diamantino de Azevedo, para proferir um aula aberta sobre Exploração Mineira em Angola e o seu Contributo para a Economia Nacional.

É do nosso conhecimento que um País só se desenvolve se a sua população for educada, isto é, se a população tiver boa educação e boa formação. É só olharmos para os países mais desenvolvidos do mundo quase que não possuem nenhum recurso minerais, aliais há uma frase que diz: Recursos minerais maldição e, pobreza uma bênção.

Pois não basta recursos mineiros porque vemos os países produtores de petróleo que as suas populações passam em grandes dificuldades.
Do ponto de vista humano os recursos mineiras não são renováveis, já do ponto de vista ideológico os recursos mineiras são renováveis…
O nosso país é efectivamente potencializado com recursos minerais são subconjunto dos recursos naturais que são as riquezas do país. No caso concreto: O petróleo, os diamantes, o ferro, o manganês, ouro e o cobre efectivamente são riquezas potenciais.

Na actividade mineira há um problema grave que são os conceitos. São muito essenciais os conceitos e qualquer Professor quando começa uma aula deve sempre começar com os conceitos.

O Petróleo é um recurso mineral com características próprias. Petróleo e hidrocarbonetos são bem distintas, pois quando estamos a falar de hidrocarbonetos estamos a falar de petróleo, gás condensado e outros.

Geofísicas é quando eu procuro pesquisar recursos mineral ou petróleo eu procuro uma anomalia geológica isto significa que eu preciso utilizar métodos geofísicos e métodos geológicos para eu ver a investigação geológico no sentido de procurar o que pretendo ou seja a nível da geofísica nós termos como a sísmica, magnetismo e outros. Escolho a área que pretendo pesquisar depois faço um alevantamento para achar o erro geofísico portanto um avião equipado com os equipamentos para a utilização desses métodos que eu disse à utilizar. Quando aparece algo anormal esses equipamentos detectam uma anomalia. Tenho que ter um espaço mais reduzido para eu continuar a investigação.

Faço a investigação geofísica, geoquímica, geotérmico este é um processo interactivo. De acordo o mineral que eu procuro deve adequar o equipamento a utilizar…

Por exemplo para o petróleo a metodologia a utilizar é a sísmica através das ondas protectoras vibratórias e eu consigo detectar a probabilidade da existência de hidrocarbonetos. Para outros mineiros utilizamos as tecnologias como o magnetismo. Depois disso continuamos o trabalho com os métodos geofísico e geoquímico. O objectivo desses é conseguir detectar se existe ou não este mineiro. Este processo é feito com recolha e amostras que são levadas nos laboratórios e são analisados.

Aqui em Angola temos um laboratório internacional chamado Geo – Angola é um projecto feito pelo Engenheiro Diamantino e pela equipa de Engenheiros jovens angolanos formados pelo Eng. Diamantino que com ele trabalha. As instalações estão situadas em Viana é o único laboratório que existe no ramo de avaliação mineiras que funciona em Angola.

As amostras são enviadas no laboratório onde são investigados as composições químicas dos minerais e analisadas em termo de quantidades.

A fase mais aprofundada das amostras recolhidas e analisadas resultam em recursos. Os recursos estão subdivididos em categorias. A metodologia para avaliação que utilizamos é o JORC, que é uma metodologia australiana. É necessário que se usam metodologias internacionalmente reconhecidas quando se faz toda avaliação dos recursos minerais e petróleo.

Na actividade mineira nos temos o Jorny NI4171, são metodologias sul-africanas. No petróleo nós temos também a metodologia como CEP é americana serve para cálculos de recursos e reservas tanto mineiras como de petróleo. Se nós não obedecermos estes critérios e regras exigidos, no fim dos estudos se não obedecerem as regras e forem para uma identidade financeira seriam solicitados os métodos utilizados, pois com estes métodos bem aplicados e executados ao limite e sem margem de erros permite-nos explicar quanto pretendemos para prospecção e obter apoio financeiro.

 
OUTRAS NOTÍCIAS
-03-10-2019 - Lançamento da obra: A Tutela Constitucional da Justiça Militar em Angola
-26-09-2019 - Feira do Livro da UAN 2019 - 7ª Edição
-31-07-2019 - ORAÇÃO DE SAPIÊNCIA
-11-06-2019 - Prova Pública para provimento à Categoria de Professor Catedrático
-24-05-2019 - A "Última Aula" do Professor VASCO GRANDÃO RAMOS
-21-05-2019 - Aula aberta sobre Exploração Mineira em Angola e o seu contributo para a economia Nacional
-17-04-2019 - Visita de Sua Excelência Ministra da Justiça da República Portuguesa, Dra. Francisca Van-Dúnem
-28-03-2019 - A "Última Aula" do Professor Fernando Oliveira
-28-03-2019 - EU APRESENTA PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÉMICA INTRA-ÁFRICA E ERASMUS
-27-03-2019 - A "Última Aula" do Professor Fernando Oliveira
-21-12-2018 - Candidaturas para Mestrado e Doutoramento
-06-12-2018 - AULA MAGNA - "Código Civil Angolano"
-26-11-2018 - COMUNICADO FINAL DO WORKSHOP SOBRE "ESTRATÉGIA MARÍTIMA NACIONAL "
-25-10-2018 - A ONU na actualidade e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável nas Politicas Públicas de Angola
-22-10-2018 - Prova Pública - "Responsabilidade Social em Angola" de José Octávio S. Van-Dunem